ESTATUTO
TOPA TUDO BOLÃO CUBE
ESTATUTO
CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE, OBJETIVO E DURAÇÃO
Artigo 1º - O TOPA TUDO BOLÃO CLUBE, denominado, daqui por diante, simplesmente por TOPA TUDO, fundado na cidade de Blumenau, Estado de Santa Catarina, em 15 de Setembro de 1954, com sede junto a Sociedade Desportiva Vasto Verde, cita à Rua Oswaldo Cruz, nº 140, é uma agremiação de caráter recreativo e desportivo, sem fins lucrativos regendo-se pelo presente estatuto e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis.
Parágrafo Único - O TOPA TUDO é uma sociedade civil por cotas de participação, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira.
Artigo 2º - Constituem objeto do TOPA TUDO:
a) Estimular a prática de exercícios atléticos e desportos amadoristas como o Bolão 16;
b) Organizar, patrocinar e incentivar, através das mais variadas formas de lazer, o convívio entre os Integrantes da Patota e seus familiares e dependentes.
Artigo 3º - O prazo de duração do TOPA TUDO é indeterminado.
CAPÍTULO II - DOS MEMBROS
Artigo 4º - Todos os integrantes do TOPA TUDO deverão fazer parte do quadro associativo da Sociedade Desportiva Vasto Verde, e estarem devidamente regularizados.
Artigo 5º - O limite de integrante é indeterminado e distribuído da seguinte forma:
a) Integrantes Ativos: São os integrantes que participam de todas as atividades da patota, seja esportiva (noitadas, amistosos, torneios, campeonatos, etc.) ou sociais (petiscos, confraternizações, passeios, promoções, etc.);
b) Integrantes Inativos: São os Integrantes que por algum motivo não participam das atividades esportivas, somente das atividades sociais (petiscos, confraternizações, passeios, promoções, etc.). O n° de vagas ilimitadas para os Integrantes Inativos. Contudo, para fazer parte do quadro de Inativo o integrante deverá ser transferido do quadro de Ativo, não sendo permitida a admissão de novos Integrantes diretamente para o quadro de Inativos. O Integrante Inativo que desejar participar das noitadas nas sextas-feiras ou outras atividades envolvendo esportes promovidos pelo TOPA TUDO poderá fazê-lo, para isso, deverá comunicar sua participação aos Capitães da Patota.
c) Visitantes: Ex-integrantes do TOPA TUDO ou as outras pessoas que não fazem parte do quadro associativo do TOPA TUDO.
Parágrafo 1º - O ponto do Visitante, valerá para a contagem da média final da noitada;
Parágrafo 2º - O ponto do Visitante, não valerá para a classificação final da noitada e nem para a média final da classificação individual;
Parágrafo 3º - Idade mínima do Integrante, não existirá idade mínima.
Artigo 6º - Um novo integrante somente será admitido, nas seguintes condições:
a) Um novo integrante poderá ser indicado, obedecendo-se uma escala de prioridade que deverá partir do integrante mais antigo até o integrante mais recente. Caso o integrante da vez não possuir candidato passará a indicação do próximo integrante da escala;
b) O integrante deverá apresentar seu candidato à diretoria, informando os dados e o motivo que o levaram a indicá-lo.
c) A diretoria se reunirá com o Conselho Deliberativo e votarão a aprovação do candidato.
d) O Capitão do TOPA TUDO deverá na próxima reunião, informar a aprovação do convite ao novo candidato, submetendo seu nome a aprovação de todos os integrantes presentes, que por aclamação, aprovarão ou não a indicação e convite, por maioria simples.
e) Após o convite deverá o candidato, ser informado da existência deste estatuto, disponibilizado no site do TOPA TUDO (http://topatudobolao16.wixsite.com/topatudo), o qual deverá o candidato tomar conhecimento, para assim entender as regras de funcionamento do TOPA TUDO.
f) Deverá então participar de um período experimental de 30 (trinta) dias, ocasião em que irá ser observado pelos demais integrantes do TOPA TUDO, que deverão avaliar os aspectos de educação, idoneidade, respeito, participação e espírito de equipe;
g) Após o período experimental de 30 (trinta) dias, para que o novo integrante seja integrado em caráter definitivo, deverá ser aprovado, por meio de votação secreta;
h) No momento da votação o novo integrante não poderá estar presente, e a votação deverá ser realizada através de cédula;
i) Os votos ficarão em poder do Capitão do TOPA TUDO, que em conjunto com os demais membros da Diretoria realizarão a apuração dos votos e comunicar o resultado aos demais Integrantes;
j) Para que seja aprovado, em definitivo, o candidato deverá obter no mínimo a aceitação de 80% (oitenta por cento) dos votos presentes;
k) Caso seja aprovado, o novo integrante deverá oferecer aos integrantes presentes um petisco para confraternização;
l) Os filhos de Integrantes que desejarem participar do TOPA TUDO terão admissão imediata, sem necessitar de período de adaptação e avaliação. Contudo só poderá ser enquadrado se existirem vagas disponíveis no quadro de ativos. Terão prioridade os filhos indicados pelos pais.
Parágrafo Único - Todos os integrantes durante o decorrer do ano deverão oferecer ao restante do TOPA TUDO um petisco em comemoração ao seu aniversário.
CAPÍTULO III - DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS
Artigo 7º - As noitadas serão sempre realizadas às sextas-feiras, com início marcado a partir das 20:00 horas. Cada integrante do TOPA TUDO deverá apresentar-se uniformizado na noitada, obedecendo ao quadro de sequência de cores das camisas entregue pelo Capitão na primeira noitada do ano.
Parágrafo 1° - O TOPA TUDO poderá participar de torneios e campeonatos, além de amistosos contra outras equipes, contudo preferencialmente na modalidade de Bolão 16, outras modalidades a participação deverão ser votadas em seção e decidida conforme dispõe o Artigo 14°, Parágrafo Único.
Parágrafo 2° - Todo integrante que aceitar participar de torneios, campeonatos e partidas amistosas, caso não compareça ou não informe sua ausência com a devida justificativa com pelo menos 24 (vinte e quatro) horas antes do evento, sofrerá as penalidades previstas no Artigo 12°.
Parágrafo 3° - Todo e qualquer evento que o integrante desejar realizar que envolva o nome do TOPA TUDO BOLÃO CLUBE, deverá ser informado a Diretoria em gestão, antes da confirmação do evento e somente após a autorização da Diretoria poderá ser realizado.
Artigo 8º - As noitadas realizadas seguirão da seguinte forma:
I) 1ª Passada - As Noitadas serão realizada no modelo de “CHEIO” e “LIMPA”, com cada integrante arremessando 40 (quarenta) bolas, sendo 10 (dez) bolas por pista, da seguinte forma:
- Pista 1: 10 (dez) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela esquerda;
- Pista 2: 10 (dez) bolas no “Limpa” - Encaixe na viela direita;
- Pista 3: 10 (dez) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela direita;
- Pista 4: 10 (dez) bolas na “Limpa” - Encaixe na viela esquerda.
Parágrafo 1º - Quando ocorrer à entrada da bola em viela errada, o lance valerá “zero” tanto no “Cheio” como na “Limpa”, levantando-se na jogada seguinte todos os pinos.
Parágrafo 2º - O integrante que chegar após o último membro do TOPA TUDO na relação do quadro da noitada ter lançado as 40 (quarenta) bolas, não poderá mais participar da 1ª Passada, podendo apenas participar na 2ª Passada.
Parágrafo 3º - No final do ano para a obtenção das médias finais, cada integrante terá o direito de 06 (seis) pontos de descartes.
II) 2ª Passada - As Noitadas serão realizadas com disputas de duplas, com disputa de partida ou disputa de fodinha entre os integrantes. O método de disputa da 2ª Passada deverá ser votado no início do ano e não mais poderá mais ser alterado.
Parágrafo Único - As duplas perdedoras (metade ou metade mais um quando ímpar, da quantidade de duplas que disputarão), a equipe perdedora ou os integrantes perdedores na fodinha (metade ou metade mais um quando ímpar, da quantidade de integrantes que disputarão) na disputa da 2ª Passada na noitada, deverá oferecer 01 (uma) cerveja ou refrigerante por integrante aos vencedores para confraternização.
a) DUPLAS - A escolha das duplas seguirá a seguinte ordem, contará a quantidade de pessoas que irá jogar dividindo-se por 02 (dois). A metade com melhor pontuação terá seu nome colocado no quadro em ordem de classificação do melhor para o pior ponto (ex.: 1º, 2º, 3º, 4º) e a outra metade com pontuação pior sorteará os nomes a disposição obedecendo à ordem do pior ponto ao melhor ponto (ex.: 8º, 7º, 6º, 5º). As duplas serão realizadas no modelo de “LIMPA” com cada dupla arremessando 100 (cem) bolas, sendo 25 (vinte e cinco) bolas por pista, da seguinte forma:
- Pista 1: 25 (vinte e cinco) bolas no “Limpa” - Encaixe na viela esquerda;
- Pista 2: 25 (vinte e cinco) bolas no “Limpa” - Encaixe na viela direita;
- Pista 3: 25 (vinte e cinco) bolas no “Limpa” - Encaixe na viela direita;
- Pista 4: 25 (vinte e cinco) bolas no “Limpa” - Encaixe na viela esquerda.
Parágrafo Único - Quando ocorrer à entrada de bola em viela errada, o lance valerá “zero”, levantando-se na jogada seguinte todos os pinos.
b) PARTIDA - A escolha das equipes para a partida seguirá a seguinte ordem, Equipe A (1º, 4º, 5º, 8º, 9º, 12º, 13º, 16º melhores pontos da Noitada) e Equipe B (2º, 3º, 6º, 7º, 10º, 11º, 14º, 15º melhores pontos na Noitada). A Partida será realizada no modelo de “CHEIO” e “LIMPA”, com cada Integrante arremessando 60 (sessenta) bolas, sendo 15 (quinze) bolas por pista, da seguinte forma:
- Pista 1: 15 (quinze) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela esquerda;
- Pista 2: 15 (quinze) bolas no “Limpa” - Encaixe na viela direita;
- Pista 3: 15 (quinze) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela direita;
- Pista 4: 15 (quinze) bolas no “Limpa” - Encaixe na viela esquerda.
Parágrafo 1º - Quando ocorrer à entrada de bola em viela errada, o lance valerá “zero” tanto no “Cheio” como na “Limpa”, levantando-se na jogada seguinte todos os pinos.
Parágrafo 2º - Caso alguma equipe tenha integrante a mais que a outra, o pior ponto da equipe será considerado como descarte.
Parágrafo 3º - No final do ano para a obtenção das médias finais, cada integrante terá o direito de 06 (seis) pontos de descartes.
c) FODINHA - A escolha da ordem de entrada da fodinha será definida por sorteio, obedecendo a ordem do pior ponto classificado para o melhor ponto classificado na 1ª Passada. Cada integrante terá direito a 06 (seis) vidas para a disputa. A Fodinha será realizada no modelo “CHEIO”, com cada integrante arremessando 01 (uma) bola por vez em cada pista, da seguinte forma:
- Pista 1: 01 (uma) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela esquerda;
- Pista 2: 01 (uma) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela direita;
- Pista 3: 01 (uma) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela direita;
- Pista 4: 01 (uma) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela esquerda.
- Pista 1: 01 (uma) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela direita;
- Pista 2: 01 (uma) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela esquerda;
- Pista 3: 01 (uma) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela esquerda;
- Pista 4: 01 (uma) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela direita.
Parágrafo 1º - A disputa consiste em derrubar um número maior de pinos que arremesso do integrante anterior a ele, quando isto acontecer (o integrante do arremesso anterior) perderá uma vida;
Parágrafo 2º - Quando o primeiro integrante realizar os lançamentos, no seu primeiro arremesso e realizar um nove ou oito belo, o último integrante a realizar os lançamentos perderá uma vida;
Parágrafo 3º - Quando ocorrer à entrada de bola em viela errada, o lance valerá “zero” pontos;
Parágrafo 4º - Se uma das bolas lançadas pela integrante cair fora da pista, está bola será válida, o lançamento valerá, o lance valerá “zero” pontos;
Parágrafo 5º - Quando ocorrer “zero”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que zero vencerá;
Parágrafo 6º - Quando ocorrer “um”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que um vencerá;
Parágrafo 7º - Quando ocorrer “dois”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que dois vencerá;
Parágrafo 8º - Quando ocorrer “três”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que três vencerá;
Parágrafo 9º - Quando ocorrer “quatro”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que dois vencerá;
Parágrafo 10º - Quando ocorrer “cinco”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que dois vencerá;
Parágrafo 11º - Quando ocorrer “seis”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que seis vencerá;
Parágrafo 12º - Quando ocorrer “sete”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que sete vencerá;
Parágrafo 13º - Quando ocorrer “oito”, qualquer arremesso com número de pinos derrubados maior que oito vencerá;
Parágrafo 14º - Quando ocorrer “nove”, somente vencerá se o integrante realizar um oito belo;
Parágrafo 15º - Quando ocorrer “oito belo”, somente vencerá se o integrante realizar um oito belo, este terá uma bola extra para arremessar e deverá realizar um nove ou oito belo para vencer;
Parágrafo 16º - A disputa termina quando restar penas um integrante com vida no jogo;
Parágrafo 17º - Para classificação final, cada noitada somará pontos, onde conforme segue 1º (15 pts), 2º (12 pts), 3º (10 pts), 4º (8 pts), 5º (6 pts), 6º (5 pts), 7º (4 pts), 8º (3 pts), 9º (2 pts), 10º (1 pt), 11º em diante (0 pt)
Parágrafo 18º - No final do ano para a obtenção dos resultados finais, cada integrante terá o direito de 06 (seis) pontos de descartes.
Artigo 9º - Na última Noitada a ser realizada do ano, haverá os Jogos de Reinado do TOPA TUDO, onde qualquer integrante poderá participar neste caso deverá levar consigo nesta noitada uma companheira (esposa, namorada, filha, amiga, etc.). Os Jogos de Reinado serão realizados, da seguinte forma:
a) Conforme o integrante chegar à Noitada deverá anotar seu nome no quadro;
b) As companheiras realizarão um sorteio para definir as duplas para a disputa dos jogos, conforme a ordem de chegada;
c) Não poderá ser formado duplas entre integrante e a sua companheira, devendo realizar o sorteio novamente;
d) Os Jogos de Reinando será realizada no modelo de “CHEIO”, com cada Dupla arremessando 24 (vinte e quatro) bolas, sendo 06 (seis) bolas por pista, da seguinte forma:
- Pista 1: 06 (seis) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela esquerda;
- Pista 2: 06 (seis) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela direita;
- Pista 3: 06 (seis) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela direita;
- Pista 4: 06 (seis) bolas no “Cheio” - Encaixe na viela esquerda.
Parágrafo 1º - Se uma das bolas lançadas pela companheira da dupla entrar na viela errada, o lance valerá normalmente.
Parágrafo 2º - Se uma das bolas lançadas pela companheira da dupla cair fora da pista, está bola será anulada, dando a oportunidade de a companheira efetuar um novo lançamento.
Artigo 10º - Caso as pistas não estejam disponíveis no dia, por motivo de utilização da Sociedade Desportiva Vasto Verde, não haverá noitada, contudo sempre será realizado um petisco no dia.
Artigo 11º - O integrante do TOPA TUDO que faltar aos compromissos assumidos, jogos, torneios, amistosos e ou petiscos será penalizado da seguinte maneira:
a) Se não houver comunicação da ausência 24 (vinte e quatro) horas antes da noitada (sexta-feira): multa de R$ 10,00 (dez reais) para aquele que não participar do petisco;
b) O integrante que não comparecer a compromissos assumidos com o TOPA TUDO e não justificar sua ausência 24 (vinte e quatro) horas antes do evento, a multa será de R$10,00 (dez reais).
c) O integrante que não comparecer a 50% (cinquenta por cento) das noitadas e petiscos programados mensalmente, independente de justificativa ou não, a multa será de R$10,00 (dez reais).
Artigo 12º - Todos os anos, deverá ser realizado um torneio em nome do TOPA TUDO, denominado “Taça Topa Tudo Bolão Clube” que alternadamente homenageará algum integrante ou ex-integrante do TOPA TUDO, em comemoração ao aniversário de fundação do TOPA TUDO BOLÃO CLUBE. Este torneio deverá ser realizado entre os meses de Setembro e Outubro, adequando o melhor dia ao calendário de competições.
Parágrafo Único - O convite para a participação deste torneio será de preferência para as equipes de fora do Estado de Santa Catarina na participação, oferecendo assim uma maior confraternização entre todos os Estados praticantes do Bolão 16.
CAPÍTULO IV - DO PATRIMÔNIO
Artigo 13º - O patrimônio do TOPA TUDO será constituído por bens móveis (camisas, calções, agasalhos, bandeira, sacola para material, bolas, utensílios de cozinha, equipamentos eletrônicos, etc.), além da receita monetária proveniente das contribuições mensais e de outras arrecadações.
Parágrafo 1º - Cada integrante do TOPA TUDO terá 03 (três) uniformes diferentes, sendo que deverá comparecer ao TOPA TUDO para a noitada sempre com a cor da camisa da vez, na primeira noitada do ano o Capitão fornecerá um quadro com os dias e as cores das camisas de cada noitada obedecendo um rodízio ou o integrante poderá consultar a informação pelo site do TOPA TUDO (http://topatudobolao16.wixsite.com/topatudo);
Parágrafo 2º - Cada integrante será responsável pelo seu uniforme, ficando a seu cargo a lavação e o bom zelo pelo mesmo;
Parágrafo 3º - O TOPA TUDO não se responsabiliza pelo extravio e/ou danos aos uniformes, ficando por conta de cada integrante o conserto ou até mesmo a aquisição de um novo material.
CAPÍTULO V - DA ADMINISTRAÇÃO
Artigo 14º - O TOPA TUDO será administrada por uma Diretoria composta de: 01 (um) Capitão, 01 (um) Vice Capitão, 01 (um) Coordenador Financeiro (se necessário 01 (um) Coordenador Financeiro Suplente), 03 (três) Conselheiros Fiscais, 01 (um) Secretário Geral, 01 (um) Secretário, 01 (um) Orador, 01 (um) Diretor de Petiscos (se necessário 02 (dois) Diretores de Peticos Suplente), além de 01 (um) Presidente de Honra e um Conselho Deliberativo, composto pelo atual Capitão, pelos 3 (três) últimos Capitães e pelo Presidente de Honra do TOPA TUDO.
Parágrafo Único - Todas as decisões previstas neste estatuto deverão ser tomadas por meio de votação, onde participam todos os Integrantes presentes em seções a serem realizadas sempre nos dias de reuniões semanais do TOPA TUDO (sextas-feiras), sendo que para obter a aprovação deverá contar com o concordo de 50% (cinquenta por cento) mais 01 (um) integrante presente.
CAPÍTULO VI - DAS ELEIÇÕES
Artigo 15º - O Capitão será eleito pelos integrantes do TOPA TUDO presentes na última noitada de cada ano, em eleição secreta, por maioria simples, sendo que a posse se dará no dia 1º de Janeiro do ano subsequente, não podendo haver a reeleição do atual Capitão para o próximo ano.
Parágrafo 1º - A composição do Vice Capitão se fará na mesma eleição do Capitão sendo o integrante eleito aquele que atingir a segunda maior marca de votos.
Parágrafo 2º - Os demais membros da Diretoria (Coordenador Financeiro, Coordenador Financeiro Suplente, Conselheiros Fiscais, Secretário Geral, Secretário, Orador e Diretores de Petisco), serão de livre escolha dos novos Capitão e Vice Capitão eleitos, que deverá apresentar a relação da Diretoria na festa de encerramento do TOPA TUDO de cada ano.
Parágrafo 3º - Nas eleições, em caso de empate, será considerado eleito o candidato mais antigo no TOPA TUDO, e persistindo o empate, o de maior idade.
CAPÍTULO VII - DAS MENSALIDADES
Artigo 16º - Será cobrada de cada integrante do TOPA TUDO uma contribuição mensal, objetivando cobrir as despesas com atividades programadas e aprovadas pela Diretoria nas reuniões mensais. O aumento no valor das mensalidades deverá ser proposto pela Diretoria e aprovados conforme prevê o Artigo 14°, Parágrafo Único.
Parágrafo 1º - Para que uma atividade receba cobertura monetária do TOPA TUDO, deverá à mesma, ser aprovada conforme dispõe o Artigo 14°, Parágrafo Único;
Parágrafo 2º - A mensalidade deverá ser paga ao Coordenador Financeiro até a 2ª (segunda) sexta-feira de cada mês, impreterivelmente;
Parágrafo 3º - O integrante do TOPA TUDO que deixar de pagar sua mensalidade durante 03 (três) meses será julgado pelo Conselho Deliberativo a permanência ou não no grupo;
Parágrafo 4º - Se um integrante do TOPA TUDO estiver em dificuldades financeiras ou com outros problemas, deverá comunicar a Diretoria antecipadamente ao vencimento.
CAPÍTULO VIII - DO AFASTAMENTO TEMPORÁRIO E DEFINITIVO
Artigo 17º - Por motivo justificado, qualquer integrante do TOPA TUDO poderá pedir afastamento temporário, mas não estará isento do pagamento da mensalidade, entretanto, estará dispensado dos pagamentos de multas por faltas. Tal afastamento não poderá exceder a 06 (seis) meses.
Artigo 18º - O integrante que se desligar do grupo definitivamente, por qualquer motivo, não terá direito de reembolso das mensalidades, uniforme e multas eventualmente pagas.
Parágrafo Único - Deverá o Integrante do TOPA TUDO, quando do desligamento definitivo, devolver, obrigatoriamente, o material recebido.
CAPÍTULO IX - DAS PREMIAÇÕES FINAIS DO TOPA TUDO
Artigo 19º - Receberá premiação no final do ano no encerramento das atividades:
a) As 03 (três) Melhores Médias da 1ª Passada;
b) O Campeão da 1ª Passada;
c) O Urso da 1ª Passada;
d) O Ponto Recorde da 1ª Passada;
e) O Ponto Urso da 1ª Passada;
f) Os Melhores Pontos Por Pista da 1ª Passada (pistas 1, 2, 3 e 4);
g) As Melhores Parciais da 1ª Passada (parcial I, parcial II);
h) O Ponto Recorde da 2ª Passada (Duplas, Partida);
i) O Campeão da 2ª Passada (Duplas, Partida ou Fodinha);
j) Os Melhores Pontos Por Pista da 2ª Passada (Duplas)(pistas 1, 2, 3 e 4);
k) As Melhores Parciais da 2ª Passada (Duplas)( parcial I, parcial II);
l) As 03 (três) melhores Duplas no Jogos de Reinado (Rei-Rainha / 1º Príncipe-1ª Princesa / 2º Príncipe-2ª Princesa);
m) O Ponto Recorde Visitante;
n) O Ponto Urso Visitante.
Parágrafo 1º - Para critério de desempate será levado em conta os seguintes critério:
a) Classificação da 1ª Passada - O desempate será pelo maior número de campeão, persistindo o empate será considerado os seguintes critérios: maior número de vice campeão, terceiro colocado, urso, número de noitadas participantes, total de pinos derrubados no ano sem descarte, ponto recorde;
b) Média da 1ª Passada - O desempate será pelo maior número de pinos derrubados, persistindo o empate será considerado os seguintes critérios: maior número de campeão, vice campeão, terceiro colocado, urso, número de noitadas participantes, ponto recorde;
c) Ponto Recorde da 1ª Passada - O desempate do ponto recorde será considerado o integrante que fez o ponto primeiro;
d) Ponto Urso da 1ª Passada - O desempate do ponto urso será considerado o integrante que fez o ponto primeiro;
e) Os Melhores Pontos Por Pista da 1ª Passada (pistas 1, 2, 3 e 4) - O desempate do melhor ponto por pista será considerado o integrante que fizer o ponto primeiro;
f) As Melhores Parciais da 1ª Passada (parcial I, parcial II) - O desempate da melhor parcial será considerado o integrante que fizer o ponto primeiro;
g) Ponto Recorde Visitante - O desempate do ponto recorde será considerado o integrante que fez o ponto primeiro;
h) Ponto Urso da Visitante - O desempate do ponto urso será considerado o integrante que fez o ponto primeiro.
i) Classificação da Duplas - O desempate será pelo maior número de campeão, persistindo o empate será considerado os seguintes critérios: maior número de vice campeão, terceiro colocado, número de noitadas participantes, ponto recorde;
j) Ponto Recorde da Duplas - O desempate do ponto recorde da duplas será considerado o integrante que fez o ponto primeiro;
l) Os Melhores Pontos Por Pista da Duplas (pistas 1, 2, 3 e 4) - O desempate do melhor ponto por pista será considerado o integrante que fizer o ponto primeiro;
m) As Melhores Parciais da Duplas (parcial I, parcial II) - O desempate da melhor parcial será considerado o integrante que fizer o ponto primeiro;
n) Classificação da Partida - O desempate será pelo maior número de vitórias, persistindo o empate será considerado os seguintes critérios: maior número de empates, derrotas, número de noitadas participantes, total de pinos derrubados no ano sem descarte, ponto recorde;
o) Média da Partida - O desempate será pelo maior número de pinos derrubados, persistindo o empate será considerado os seguintes critérios: maior número de vitórias, empates, derrotas, número de noitadas participantes, ponto recorde;
p) Classificação da Fodinha - O desempate será pelo maior número de primeiro colocado, persistindo o empate será considerado os seguintes critérios: maior número de segundo colocado, terceiro colocado, maior quarto colocado, quinto colocado, sexto colocado, sétimo colocado, oitavo colocado, nono colocado, décimo colocado, número de noitadas participantes, total de pontos conquistados no ano sem descarte;
q) Pontuação Fodinha - O desempate será pelo maior número de pontos conquistados, persistindo o empate será considerado os seguintes critérios: maior número de primeiro colocado, segundo colocado, terceiro colocado, quarto colocado, quinto colocado, sexto colocado, sétimo colocado, oitavo colocado, nono colocado, décimo colocado, número de noitadas participantes;
r) Jogos de Reinado - O desempate dos pontos nos jogos de reinado será considerado a dupla que fizer o ponto primeiro;
Parágrafo 2º - Os Integrantes que baterem algum Recorde Geral do TOPA TUDO (Ponto Recorde, Recordes por Pista Individuais, Melhores Parciais Pistas Individuais, Ponto Recorde Duplas, Recorde por Pistas Duplas, Melhores Parciais Pistas Duplas, Ponto Recorde Partida,) também receberão uma premiação.
CAPÍTULO X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 20º - Os casos omissos no presente estatuto serão estudados e julgados pelo Conselho Deliberativo e, quando necessário, votado pelos integrantes do TOPA TUDO, conforme dispõe o Artigo 14°, Parágrafo Único.
Artigo 21º - O presente estatuto, com sua nova redação entrará em vigor após sua aprovação conforme dispõe o Artigo 14°, Parágrafo Único.